Nossa história
Somos uma organização sem fins lucrativos que está construindo coletivamente as escolas do futuro! Nossa missão é reimaginar a educação levando educação emocional para educadores, agentes ligados à infância e famílias, para que crianças e comunidades cresçam saudáveis e potentes.

POR QUE A EDUCAÇÃO EMOCIONAL IMPORTA?
A educação emocional transforma a forma como as crianças crescem, aprendem e se relacionam consigo mesmas e com os outros.
Sem ela: a escola e a família podem se tornar campos de batalha.
Com ela: viram espaços de cura, escuta, cooperação e aprendizagem verdadeira.
Cuidar da saúde emocional de quem ensina e de quem aprende é o único caminho para um cotidiano mais leve, afetivo e potente. E isso se aprende.
Razões que tornam a Educação Emocional tão importante
01
Inteligência emocional é uma habilidade essencial para a vida
Estudos mostram que crianças com habilidades socioemocionais desenvolvidas têm o dobro de chances de ter uma vida adulta saudável, feliz e produtiva — dentro e fora da escola
02
A formação de professores ignora a educação emocional
A formação docente ignora as habilidades mais fundamentais para o século XXI: mediar conflitos, construir vínculos saudáveis e acolher o comportamento como linguagem da criança.
03
Emoções saudáveis são o principal pilar da aprendizagem
Ansiedade e medo bloqueiam a aprendizagem. Quando a criança se sente segura e sabe lidar com as emoções, seu cérebro aprende mais. Educação emocional é a base do conhecimento.
04
Transtornos mentais viraram questão de saúde pública
O crescente número de crianças com ansiedade e agressividade sobrecarrega escolas e educadores. Crises emocionais e dificuldades de aprendizagem viraram rotina e afetam a todos.
Reimaginando a Educação com Emoção, Ciência e Propósito
Reimaginar a educação é fundamental para criar um sistema que seja verdadeiramente capaz de preparar os futuros adultos para um mundo que valoriza a adaptabilidade, a consciência social e a aprendizagem contínua, e não apenas a capacidade de passar em exames. A educação deve ser uma jornada de descoberta própria e não uma linha de produção de conteúdo padronizado.
Nossa fundadora
Olá! Eu sou a Paloma Heringer, a idealizadora e fundadora da Kuará. Sou mestre em Educação, Política e Desenvolvimento Internacional pela University of Bristol (Reino Unido) e pesquisadora na área de educação democrática, educação emocional, metodologias ativas de aprendizagem e aprendizagem disruptiva.
Sou mãe do Noah, com quem sigo aprendendo todos os dias. Sou amiga da Rede Ciência para a Educação e sou membra da Rede de Educação Viva e Consciente, que atua na América do Sul reinventando as escolas. Também faço parte da rede de changemakers e lideranças globais do Chevening e fui facilitadora do projeto de formação Escolas em Transição (Eco Habitare) no RJ, liderado pelo educador português José Pacheco.

Gosto de ampliar o olhar sobre a educação para além da pedagogia. Por isso misturo diversos conhecimentos, saberes e experiências no trabalho que faço. Tenho pós em futurismo e novas economias (que me amplia a visão sobre a educação, as escolas e as profissões do futuro :-), pós graduação em International Communication pela Syracuse University (NY) e sou Bacharel em Comunicação (UERJ).
