
QUEM SOMOS?
Somos uma organização sem fins lucrativos que está construindo coletivamente as escolas do futuro! Localizada em Armação dos Búzios, a Kuará realiza experimentações de formas revolucionárias de ensinar e aprender, baseadas na felicidade!
Acreditamos que só aprendemos de verdade aquilo que amamos.
Quer saber como fazemos isso? Vamos te contar!
🌍 No nosso Espaço: Recebemos crianças para vivenciarem uma abordagem educacional multimetodológica e práticas transformadoras.
🏫 Nas escolas: Levamos nossa magia para as escolas públicas, oferecendo consultoria e treinamentos que transformam as práticas dos educadores.
👨👩👦 Com as famílias: Lidar com o desenvolvimento, as birras, a aprendizagem e tantos outros desafios de educar uma criança não é moleza! Por isso, a Kuará apoia famílias, compartilhando práticas e conhecimentos que ajudam a educar com mais leveza e informação.
Junte-se a nós nessa jornada de transformação! Seja você educador, doador ou uma família em busca de novas formas de aprender e ensinar, a Kuará é o seu lugar.
Reimagine a educação conosco. Vamos criar as escolas do futuro, juntos!
8 razões para REIMAGINARMOS A EDUCAÇÃO
01
Estamos falhando emlarga escala
Mais de 70% das crianças chegam ao final dos 14 anos de escola sem domínio mínimo em matemática e língua portuguesa, revelando que a educação que foca
na memorização não gera
real aprendizagem!
02
O MUNDO DO TRABALHO MUDOU
As carreiras estão mudando, com 50% dos empregos em risco de extinção e novas oportunidades surgindo. Muitas crianças de hoje terão profissões ainda não criadas. Precisamos prepará-las para um futuro imprevisível, focando em 'aprender a aprender' e desenvolver habilidades como flexibilidade, criatividade, empatia, colaboração e resolução de problemas complexos, que não são promovidas pelo aprendizado decorado.
03
PERSONALIZAÇÃO
DA APRENDIZAGEM
Cada estudante tem seu próprio estilo e ritmo de aprendizado, e a educação padronizada não atende adequadamente a essas diferenças individuais. Precisamos de uma educação que celebre a diversidade! Abordagens personalizadas e adaptáveis são necessárias para maximizar o potencial de cada aluno e garantir a inclusão de fato.
04
DESIGUALDADES
EDUCACIONAIS
A educação para transformação social deve transcender o ENEM, pois 81% das crianças não irão para o ensino superior e apenas 19,3% possuem diploma universitário. Muitos graduados enfrentam desemprego ou ocupam cargos inadequados. Para promover a ascensão social, é fundamental valorizar as habilidades individuais e oferecer uma formação que prepare as crianças para várias possibilidades profissionais, não apenas para a educação superior.
05
deficiência
na medição
de sucesso
As avaliações padronizadas freqüentemente não capturam o conjunto abrangente de habilidades
e conhecimentos dos alunos. Precisamos de métodos mais holísticos para avaliar e incentivar o progresso do aluno em todas as áreas, incluindo habilidades
sociais e emocionais.
06
saúde mental
e bem-estar dos alunos
Depressão, suicídio e ansiedade na infânca figuram atualmente como problemas de saúde pública. Seis milhões de crianças sofrem de depressão clínica e 14 jovens cometem suicídio todos os dias no Brasil. Por isso, é fundamental colocar a felicidade no centro do processo da aprendizagem! Isso se faz implementando práticas que cuidam da saúde mental, repensando a pressão por resultados nas provas, adotando metodologias mais acolhedores e inclusivas (que valorizam a individualidade e promovem a alegria de aprender), que elevem a auto-estima e façam com que as crianças se sintam acolhidas e motivadas.
07
aprendizagem POR projetos e experiências
Estudos mostram que os alunos retêm melhor o conhecimento e desenvolvem habilidades práticas por meio de experiências de aprendizagem reais,
ao contrário de métodos que se focam apenas na teoria. As crianças necessitam de uma educação experiencial, que as prepare para contextos reais da vida, não só para provas.
08
sustentabilidade e consciência ambiental
Dada a urgência da crise climática, é fundamental que a educação promova a consciência e ação ambiental, integrando o respeito pela sustentabilidade em todas as áreas de aprendizado
ou técnica.
Reimaginar a educação é fundamental para criar um sistema que seja verdadeiramente capaz de preparar os futuros adultos para um mundo que valoriza a adaptabilidade, a consciência social e a aprendizagem contínua, e não apenas a capacidade de passar em exames.A educação deve ser uma jornada de descoberta própria e não uma linha de produção de conteúdo padronizado.

NOSSa FUNDADORA
Olá! Eu sou a Paloma Heringer, a idealizadora e fundadora da Kuará. Sou mestre em Educação, Política e Desenvolvimento Internacional pela University of Bristol (Reino Unido) e pesquisadora na área de educação democrática, educação emocional, metodologias ativas de aprendizagem e aprendizagem disruptiva.
Sou mãe do Noah, com quem sigo aprendendo todos os dias. Sou amiga da Rede Ciência para a Educação e sou membra da Rede de Educação Viva e Consciente, que atua na América do Sul reinventando as escolas. Também faço parte da rede de changemakers e lideranças globais do Chevening e fui facilitadora do projeto de formação Escolas em Transição (Eco Habitare) no RJ, liderado pelo educador português José Pacheco.

Gosto de ampliar o olhar sobre a educação para além da pedagogia. Por isso misturo diversos conhecimentos, saberes e experiências no trabalho que faço. Tenho pós em futurismo e novas economias (que me amplia a visão sobre a educação, as escolas e as profissões do futuro :-), pós graduação em International Communication pela Syracuse University (NY) e sou Bacharel em Comunicação (UERJ).
Fale com a gente
Agende uma visita!
Quer conhecer nosso espaço e entender melhor a nossa pedagogia? Vem conhecer a Kuará! Recebemos turmas de escolas para brincarem no nosso quintal, educadores, famílias e gestores da educação.
As visitas acontecem em dias e horários agendados e são destinados a conhecer o nosso quintal e também tirar dúvidas sobre a nossa pedagogia :-)
CONTATOS
Av. José Gonçalves, 29 - Armação dos Búzios - RJ

