Nossas práticas
Sabemos que não se constrói um futuro melhor só com conhecimento acadêmico. Por isso, colocamos a felicidade no centro do processo de aprendizagem. Para a Kuará, educar para a felicidade é ajudar nossas crianças a desenvolverem autoconfiança e habilidades emocionais para construírem relações equilibradas e saberem lidar com os desafios da vida em sociedade.
Com esse propósito nos guiando, no dia-a-dia trabalhamos com quatro pilares que consideramos fundamentais para uma educação inovadora e transformadora:

Educação emocional
Boa saúde mental é essencial para aprender. Na Kuará a educação emocional não é uma disciplina, mas uma forma de se relacionar com as crianças em tudo o que fazemos. Educar emocionalmente uma criança requer entender suas necessidades e capacidades, saber ouví-la e ensiná-la a reconhecer, nomear e expressar as suas emoções. Isso fortalece a inteligência emocional, a autoconfiança e desenvolve habilidades para tomar decisões e resolver conflitos.
Autoaprendizagem mão na massa
Nossas crianças conduzem o processo de aprendizagem (aprender a aprender), elaborando ideias, soluções e argumentos, sempre colocando a mão na massa em situações conectadas com a vida! O educador sai do método desinteressante e monótono da transmissão de conteúdo e assume a função de mediar, orientar e apoiar os aprendizes. Na autoaprendizagem, o ensino é personalizado, respeitando os interesses, formas os ritmos de aprendizagem de cada criança. Nesse processo, as crianças se encantam pela aprendizagem, aprendem mais e melhor e desenvolvem competências como responsabilidade, independência, proatividade, cooperação, liderança e ética, além de aumentar a motivação e fortalecer a confiança do aprendiz pela sua percepção da própria capacidade de aprender.



Livre brincar
O livre brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento saudável das crianças, pois permite a exploração e estimula a imaginação e desenvolvimento social, físico, motor e intelectual. Através do brincar livre a criança vivencia a cultura humana e compreende a si mesma e ao seu entorno.
Contato com a natureza
Tão negligenciado pelas escolas concretadas e substituído muitas vezes por tempo de tela, o contato com a natureza é fundamental para o bem-estar e saúde das crianças e adolescentes, pois atua positivamente em todos os marcadores de uma infância saudável: acalma e regula as emoções, melhora a capacidade de aprendizado, a imunidade, a qualidade do sono, a memória, a sociabilidade e o condicionamento físico, além de estimular a consciência ecológica e a preservação do mundo natural.


Quem nos inspira
Reconhecemos e agradecemos aqui a algumas (das muitas) pedagogias, escolas, educadores e bases teóricas que nos inspiram:















