Nossa história
Somos uma organização sem fins lucrativos que está construindo coletivamente as escolas do futuro! Nossa missão é reimaginar a educação levando educação emocional para educadores, agentes ligados à infância e famílias, para que crianças e comunidades cresçam saudáveis e potentes.

POR QUE A EDUCAÇÃO EMOCIONAL IMPORTA?
A educação emocional transforma a forma como as crianças crescem, aprendem e se relacionam consigo mesmas e com os outros.
Sem ela: a escola e a família podem se tornar campos de batalha.
Com ela: viram espaços de cura, escuta, cooperação e aprendizagem verdadeira.
Cuidar da saúde emocional de quem ensina e de quem aprende é o único caminho para um cotidiano mais leve, afetivo e potente. E isso se aprende.
Razões que tornam a Educação Emocional tão importante
01
Inteligência emocional é uma habilidade essencial para a vida
Estudos mostram que crianças com habilidades socioemocionais desenvolvidas têm o dobro de chances de ter uma vida adulta saudável, feliz e produtiva — dentro e fora da escola
02
A formação de professores ignora a educação emocional
A formação docente ignora as habilidades mais fundamentais para o século XXI: mediar conflitos, construir vínculos saudáveis e acolher o comportamento como linguagem da criança.
03
Emoções saudáveis são o principal pilar da aprendizagem
Ansiedade e medo bloqueiam a aprendizagem. Quando a criança se sente segura e sabe lidar com as emoções, seu cérebro aprende mais. Educação emocional é a base do conhecimento.
04
Transtornos mentais viraram questão de saúde pública
O crescente número de crianças com ansiedade e agressividade sobrecarrega escolas e educadores. Crises emocionais e dificuldades de aprendizagem viraram rotina e afetam a todos.
Reimaginando a Educação com Emoção, Ciência e Propósito
Reimaginar a educação é fundamental para criar um sistema que seja verdadeiramente capaz de preparar os futuros adultos para um mundo que valoriza a adaptabilidade, a consciência social e a aprendizagem contínua, e não apenas a capacidade de passar em exames. A educação deve ser uma jornada de descoberta própria e não uma linha de produção de conteúdo padronizado.
Nossa fundadora
Paloma Heringer é mestre em Educação, Política e Desenvolvimento Internacional pela University of Bristol (Reino Unido), com atuação voltada à educação emocional e à ciência do desenvolvimento. É pós-graduada em International Communication pela Syracuse University (EUA) e bacharel em Comunicação pela UERJ.
Fundadora da Kuará, Paloma dedica sua trajetória à criação de experiências educativas inovadoras, humanizadas e baseadas em evidências. Integra a Rede Ciência para a Educação, é membro da Rede de Educação Viva e Consciente (América do Sul) e da rede internacional de changemakers Chevening, promovida pelo governo britânico.
Foi facilitadora do projeto Escolas em Transição (Eco Habitare – RJ), idealizado pelo educador português José Pacheco.
Com olhar voltado para o futuro da educação, Paloma conecta educação emocional, inovação e novas economias, ajudando escolas e educadores a construir ambientes mais saudáveis, potentes e humanos.

