top of page

COMO TRABALHAMOS

Sabemos que não se constrói um futuro melhor só com conhecimento acadêmico. Por isso, colocamos a felicidade no centro do processo de aprendizagem. Para a Kuará, educar para a felicidade é ajudar nossas crianças a desenvolverem autoconfiança e habilidades emocionais para construírem relações equilibradas e saberem lidar com os desafios da vida em sociedade.

 

Com esse propósito nos guiando, no dia-a-dia trabalhamos com quatro pilares que consideramos fundamentais para uma educação inovadora e transformadora: 

EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Boa saúde mental é essencial para aprender. Na Kuará a educação emocional não é uma disciplina, mas uma forma de se relacionar com as crianças em tudo o que fazemos. Educar emocionalmente uma criança requer entender suas necessidades e capacidades, saber ouví-la e ensiná-la a reconhecer, nomear e expressar as suas emoções. Isso fortalece a inteligência emocional, a autoconfiança e desenvolve habilidades para tomar decisões e resolver conflitos. 

AUTOAPRENDIZAGEM MÃO NA MASSA

Nossas crianças conduzem o processo de aprendizagem (aprender a aprender), elaborando ideias, soluções e argumentos, sempre colocando a mão na massa em situações conectadas com a vida! O educador sai do método desinteressante e monótono da transmissão de conteúdo e assume a função de mediar, orientar e apoiar os aprendizes. Na autoaprendizagem, o ensino é personalizado, respeitando os interesses, formas os ritmos de aprendizagem de cada criança. Nesse processo, as crianças se encantam pela aprendizagem, aprendem mais e melhor e desenvolvem competências como responsabilidade, independência, proatividade, cooperação, liderança e ética, além de aumentar a motivação e fortalecer a confiança do aprendiz pela sua percepção da própria capacidade de aprender.   

LIVRE BRINCAR

O livre brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento saudável das crianças, pois permite a exploração e estimula a imaginação e desenvolvimento social,  físico, motor e intelectual. Através do brincar livre a criança vivencia a cultura humana e compreende a si mesma e ao seu entorno. 

CONTATO COM A NATUREZA

Tão negligenciado pelas escolas concretadas e substituído muitas vezes por tempo de tela, o contato com a natureza é fundamental para o bem-estar e saúde das crianças e adolescentes, pois atua positivamente em todos os marcadores de uma infância saudável: acalma e regula as emoções, melhora a capacidade de aprendizado, a imunidade, a qualidade do sono, a memória, a sociabilidade e o condicionamento físico, além de estimular a consciência ecológica e a preservação do mundo natural.

QUEM NOS INSPIRA

Reconhecemos e agradecemos aqui a algumas (das muitas) pedagogias, escolas, educadores e bases teóricas que nos inspiram:  

EDUCAÇÃO VIVA E CONSCIENTE

educação viva e consciente

IVANA JAUREGUI

REGGIO EMILIA

MARIA MONTESSORI

MARIA MONTESSORI

EMMI PIKLER
2.png
1.png
ICONES E FOTOS PARA SITE  (1).png
ANTÓNIO DAMÁSIO

EMMI 
PIKLER

TIÃO ROCHA

LAURA GUTMAN

António Damásio

1.png

EDUCAÇÃO POSITIVA

2.png

BELL HOOKS

FRANCISCO MORA

FRANCISCO MORA

PIERRE WEIL

PIERRE
WEIL

2.png

DANIEL SIEGEL

3.png

GABOR
MATÉ

4.png

criação
neuro-compatível

3.png

manish jain

bottom of page