top of page

QUEM SOMOS?

Somos uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que está criando coletivamente as escolas do futuro! Situada na cidade de Armação dos Búzios, a Kuará é uma incubadora de inovação educacional sem fins lucrativos, dedicada a reimaginar a aprendizagem.
 

Aqui, valorizamos o afeto e fomentamos uma educação revolucionária. Ensinamos práticas de educação emocional, ciência do desenlvolvimento e metodologias de aprendizagem autodirigida para educadores e gestores. Oferecemos também suporte às famílias na imensa tarefa de educar.

 

Nossas atividades de contraturno são verdadeiras aventuras cognitivas para as crianças, centradas na alegria de aprender e no desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida

infância BRINCAR natureza AUTONOMIA cuidado acolhimento (2).png

8 razões para REIMAGINARmos
A EDUCAÇÃo

Se você provavelmente usou muito pouco dos conteúdos intermináveis que decorou pra passar nas provas da escola e hoje não se lembra de quase nada, você não está sozinho! A maioria das crianças não gosta de estudar e vai mal nos estudos. 

Por que acreditamos que é urgente reinventar as escolas:

  1. Estamos falhando em larga escala: Mais de 70% das crianças chegam ao final dos 13 anos de escola sem domínio mínimo em matemática e língua portuguesa, revelando que a educação que foca na memorização não gera real aprendizagem!

  2. O mundo do trabalho mudou: As carreiras estão se transformando e 50% dos empregos atuais estão em risco de extinção e novas carreiras vem emergindo, sendo que a maioria das crianças de hoje terá carreiras que ainda não foram criadas. Precisamos parar de preparar as crianças para o próximo teste e prepará-las para um futuro imprevisível. Para isso, é vital 'aprender a aprender' e desenvolver habilidades para se adaptar, como flexibilidade, criatividade, empatia, colaboração e capacidade de resolver problemas complexos — qualidades que o método de decoreba de conteúdo não promove efetivamente.

  3. Personalização da Aprendizagem: Cada estudante tem seu próprio estilo e ritmo de aprendizado, e a educação padronizada não atende adequadamente a essas diferenças individuais. Precisamos de uma educação que celebre a diversidade! Abordagens personalizadas e adaptáveis são necessárias para maximizar o potencial de cada aluno e garantir a inclusão de fato.

  4. Desigualdades Educacionais: A educação como caminho para transformação social precisa ir muito além do ENEM. Qual o propósito de prepar todas as crianças para o ENEM, quando 81% não seguirão para o ensino superior, pois (no Brasil só 19,3% dos brasileiros cursaram a universdade). A triste verdade: muitos formados estão desempregados ou ocupam cargos inferiores ou fora da sua área de formação. Se queremos promover ascenção social, precisamos promover as potências e talentos individuais e oferecer uma formação que prepare as crianças para diferentes cenarios profissionais e não somente para a educação superior/técnica.

  5. Deficiências na Medição de Sucesso: As avaliações padronizadas freqüentemente não capturam o conjunto abrangente de habilidades e conhecimentos dos alunos. Precisamos de métodos mais holísticos para avaliar e incentivar o progresso do aluno em todas as áreas, incluindo habilidades sociais e emocionais.

  6. Saúde Mental e Bem-estar dos Alunos: Depressão, suicídio e ansiedade na infânca figuram atualmente como problemas de saúde pública. Seis milhões de crianças sofrem de depressão clínica e 14 jovens cometem suicídio todos os dias no Brasil. Por isso, é fundamental colocar a felicidade no centro do processo da aprendizagem! Isso se faz implementando práticas que cuidam da saúde mental, repensando a pressão por resultados nas provas, adotando metodologias mais acolhedores e inclusivas (que valorizam a individualidade e promovem a alegria de aprender), que elevem a auto-estima e façam com que as crianças se sintam acolhidas e motivadas. 

  7. Aprendizagem Baseada em Projetos e Experiências: Estudos mostram que os alunos retêm melhor o conhecimento e desenvolvem habilidades práticas por meio de experiências de aprendizagem reais, ao contrário de métodos que se focam apenas na teoria. As crianças necessitam de uma educação experiencial, que as prepare para contextos reais da vida - não só para provas.

  8. Sustentabilidade e Consciência Ambiental: Dada a urgência da crise climática, é fundamental que a educação promova a consciência e ação ambiental, integrando o respeito pela sustentabilidade em todas as áreas de aprendizado

    Reimaginar a educação é fundamental para criar um sistema que seja verdadeiramente capaz de preparar os futuros adultos para um mundo que valoriza a adaptabilidade, a consciência social e a aprendizagem contínua, e não apenas a capacidade de passar em exames.

    A educação deve ser uma jornada de descoberta própria e não uma linha de produção de conteúdo padronizado.

NOSSa FUNDADORA

Olá! Eu sou a Paloma Heringer, a idealizadora e fundadora da Kuará. Sou mestre em Educação, Política e Desenvolvimento Internacional pela University of Bristol (Reino Unido) e pesquisadora na área de educação democrática, educação emocional, metodologias ativas de aprendizagem e aprendizagem disruptiva.

 

Sou mãe do Noah, com quem sigo aprendendo todo dia. Sou amiga da Rede Ciência para a Educação e sou membra da Rede de Educação Viva e Consciente, que atua na América do Sul reinventando

as escolas. Também faço parte da rede de changemakers e lideranças globais do Chevening e fui facilitadora do projeto de formação Escolas em Transição (Eco Habitare) no RJ, liderado pelo educador português José Pacheco.

 

Gosto de ampliar o olhar sobre a educação para além da pedagogia. Por isso misturo diversos conhecimentos, saberes e experiências no trabalho que faço. Tenho pós em futurismo e novas economias (que me amplia a visão sobre a educação, as escolas e as profissões do futuro :-), pós graduação em International Communication pela Syracuse University (NY) e sou Bacharel em Comunicação (UERJ). 

CONTATO

Fale com a gente

CONTATO

Agende uma visita!

Quer conhecer nosso espaço e entender melhor a nossa pedagogia? Vem conhecer a Kuará! Recebemos turmas de escolas para brincarem no nosso quintal, educadores, famílias e gestores da educação.

 

As visitas acontecem em dias e horários agendados e são destinados a conhecer o nosso quintal e também tirar dúvidas sobre a nossa pedagogia :-)

Design sem nome (2).png

CONTATOS

Av. José Gonçalves, 29  - Armação dos Búzios - RJ

bottom of page